Estando a sociedade a envelhecer, torna-se cada vez mais importante, um aumento de preocupação face aos idosos com vista a melhorar a sua Qualidade de Vida, que segundo Pires e tal (2002) passa pela obtenção de equilíbrio e bem-estar entre o homem como ser humano, a sociedade em que vive e as culturas existentes.
Os Fisioterapeutas sendo profissionais de saúde que trabalham muito com idosos devem desenvolver e implementar iniciativas de Promoção da Saúde ajudando as pessoas a terem maiores responsabilidades pela sua saúde. Estas iniciativas envolvem frequentemente, a educação e as habilidades de auto-condução, adicionadas a programas de exercícios, nomeadamente programas de exercícios na água (Levin, 2000).
Segundo Imeroni (1983), inicialmente, quando se falava em ginástica de manutenção e exercícios na água para idosos muitos foram os que “torceram o nariz” e colocaram a seguinte questão: “Mas, onde querem chegar com tudo isto?”. Não era pretensão sua intenção gerar tal “rebuliço”, nem criar uma espécie de olimpíadas para a terceira idade, mas tão somente desenvolver e aprofundar uma área que de certa forma, muitos idosos gostariam de praticar, mas não o faziam por falta de conhecimento e incentivo.
As iniciativas de Promoção da Saúde pelo uso da Hidroterapia são planeadas para aumentar o número de anos de boa saúde com a redução de doenças, deficiências e mortes prematuras. Esses programas reconhecem quando a saúde é mais do que a simples ausência de doença (Levin, 2000).
A “audiência” que se pretende atingir, com esses programas de exercícios na água, pode abranger desde idosos saudáveis, mas sedentários, a idosos saudáveis e activos que apreciem também os resultados suaves, mas vigorosos que aquela acarreta consigo (Norman, 1995).
PIRES, T. S. ; NOGUEIRA, J. L. ; RODRIGUES, A. ; AMORIM, M. G.; OLIVEIRA, A. F. (2002). Recreação na Terceira Idade. Available: http:/www.cdof.com.br (16/05/2003)
Levin, A. (2000). Capítulo 18. Condicionamento aquático para adultos mais velhos e idosos debilitados in Campion Hidroterapia: Princípios e Prática. Editora Manole, 312-320
IMERONI, A.(19839. Capítulo 6. Acquaticitá: l’anziano in piscine in Fabris et al. L’anziano, il corpo, il movimento. Itália- Roma: La Nuova Itália Scientifica (NIS)
NORMAN, V. K. A. (1995). Chapter 5. Water- Based Programming in Norman. Exercise Programming for Older Adults. Human Kinetics U.S.A, 67-88
Nenhum comentário:
Postar um comentário